10 motivos para você conhecer a Eslovênia

Em 2016 tive a oportunidade de realizar o sonho de conhecer a Eslovênia, país pequenino entranhado na Europa, com o tamanho do estado de Sergipe, e que faz divisa com a Itália, Áustria, Croácia e Hungria. Como eu já esperava, morri de amores! A Eslovênia é um destino um pouco menos turístico na Europa, especialmente para os Brasileiros, que não sabem o que estão perdendo em não visitar essa joia.

Abaixo eu te dou 10 motivos para não deixar de incluir essa maravilha de lugar no seu próximo roteiro pelo Velho Continente:

1 – Fácil Acesso. A Eslovênia faz divisa com a Itália, o que já facilita muito no planejamento de como chegar até lá partindo do Brasil. Uma forma fácil (e mais em conta) de se chegar, é pegando um voo de São Paulo para a Itália (o aeroporto Marco Polo de Veneza é uma excelente escolha, assim como o de Trieste). Eu optei por chegar por Veneza, e de lá alugamos um carro e seguimos rumo à Croácia, porém para a Eslovênia o caminho é quase o mesmo e em cerca de 1h30 a 2hs você estará na capital, Ljubljana.

2- Belezas naturais. O país é lindo de Norte a Sul, de Leste a Oeste! A Eslovênia é o destino certo para quem curte natureza. Indo nos meses mais quentes, as paisagens são verdinhas por toda parte, com rios tão azuis que parecem que saíram direto de uma aquarela. Já nos meses mais frios, é possível ver paisagens incríveis cobertas de neve. Se tem uma palavra que bem define a Eslovênia, essa palavra é Natureza.

3- Esportes de aventura e natureza. Para os amantes de esportes, o país oferece muitos lugares favoráveis a esportes relacionados à natureza como trekking, montanhismo, ciclismo, escalada, rafting, parapente, esportes de inverno como sky e snowboard. O relevo é exuberante em alguns lugares, como no Parque Nacional do Triglav, a cerca de 1 hora da capital Ljubljana, e também no vale do rio Soca, onde pelas corredeiras os aventureiros descem com seus caiaques em meio às águas azuis de doer os olhos.

4- Lagos. A Eslovênia tem lagos LIN-DOS, de tirar o fôlego. Os mais conhecidos são o Lago de Bled (cerca de 1 hora de carro de Ljubljana) e o Lago Bohinj, bem maior que o primeiro. O lago de Bled você com certeza já viu em alguma revista ou na TV, é aquele que tem uma pequena ilha no meio com uma igrejinha, e ao redor um castelo no topo de uma montanha. Uma vista inesquecível para quem tem a chance de visita-lo. Outro lago maravilhoso é o Jasna Lake (foto), onde fui quando estava rodeado por neve e isso deixou a paisagem ainda mais incrível!

Jasna Lake, Eslovênia

5- Ljubljana. Essa é a capital do país, e você será remetido imediatamente a um cenário, ou a um conto de fadas quando caminhar pelas ruas do centro da cidade, que é cortada pelo rio Ljubljanica, e o-decora com suas pontes, como a mais famosa delas chamada “Dragon Bridge” (ponte do dragão), ou a “Triple Bridge”(Ponte tripla), bem em frente à catedral rosa. Em 2016, Ljubljana foi condecorada com o título de “Capital Verde Européia”, e motivos pra isso não faltam: muitas áreas verdes, incluindo parques, praças, margens de rios; qualidade da água entre as melhores da Europa (pode beber da torneira sem medo!), remodelamento do planejamento urbano, priorizando áreas para pedestres, bikes, pequenos barcos nos rios, e criando pontos de recarga para automóveis elétricos.

A capital, Ljubljana

6- Castelos. A Eslovênia é riquíssima em história e tem muitos castelos espalhados por seu território. Os mais conhecidos, e que recomendo uma visita, são o castelo da capital Ljubljana, o castelo de Bled (ao lado do lago), o castelo do complexo de cavernas de Postojna (Predjama Castle – foto) e o castelo de Celje. Percorrer por dentro estes lugares te remete imediatamente aos filmes medievais e você poderá sentir um pouquinho como era viver como um rei ou rainha!

7- Vinhos. Você sabia que a Eslovênia é uma importante produtora de vinhos na Europa? Pois é, a Eslovênia abriga cerca de 24 mil hectares de vinhedos. Essa é a ótima herança das tribos Celtas e Ilírias que, durante os séculos IV e III a. C., ocuparam a região levando para lá o vinho que hoje está entre os melhores do mundo. A bebida é tão importante para o país, que está presente até mesmo no hino nacional, intitulado “Um brinde”. Em Maribor, cidade mais ao Norte, é possível visitar o vinhedo mais antigo do mundo que ainda produz uvas (e vinho), e consta até no livro dos recordes.

8 – Cavernas. Se tem um passeio na Eslovênia que é imperdível, esse é o passeio no complexo de cavernas de Postojna (foto). Uma verdadeira cidade subterrânea, com uma beleza indescritível, na qual você e levado por meio de um trenzinho até as profundezas, e depois continua o passeio guiado a pé por algumas galerias nas quais aprenderá um pouco sobre as formações rochosas mais antigas do planeta. É um passeio pra toda a família, e encanta desde crianças até os mais idosos. Dentro das cavernas a temperatura é bem baixa, em torno de 9 graus, portanto não esqueça de levar um casaco (e uma boa máquina fotográfica, porque o lugar é deslumbrante!).

Postojna Caves

9 – Boa comida. Pela proximidade com a Itália, existe uma grande influência na culinária do país, e é possível comer boas pizzas e massas na Eslovênia. Porém, um doce típico arrebatou o meu coração: a “Prekmurska gibanica”, uma espécie de torta feita com maçãs, nozes, ricota, sementes de papoula e uvas-passas. Só por esse doce eu voltaria pra Eslovênia agora mesmo (mentira, voltaria por todos os motivos aqui citados!). Os sorvetes (de influência italiana) são divinos também.

Prekmurska gibanica

10 – Pacotes turísticos. Visitar a Eslovênia através de pacotes turísticos é uma boa opção para quem gosta de comodidade, nós da Newland Viagens temos diversas ótimas opções para você com as melhores operadoras na Europa. Em geral, os pacotes são conjugados com o país vizinho, a Croácia, que nos últimos anos tem sido o destino da moda no verão Europeu. Vale pesquisar antes de decidir por fazer uma viagem mais personalizada ou fechar uma viagem em grupo. Seja como for, a viagem para a Eslovênia ficará na sua memória como uma das mais lindas que já fez, pode acreditar!