Ciao, Italia! Milão e arredores

Viajar é viver! E eu vivo sempre com o objetivo de viajar. Falar sobre viagens, fazer planos de destinos futuros, relembrar roteiros através de fotos e memórias são uma fonte inesgotável de prazer pra mim.

E para inaugurar o Blog da Newland Viagens, nada mais simbólico do que abordar um pouco sobre esse que é o o país de onde mais recebemos imigrantes em São Paulo, “La nostra Italia”! Tive a sorte e o prazer e passar 3 meses vivendo lá em 2010, e esse é mais um motivo para eu ter um carinho especial por essa cidade da qual falaremos a seguir: Milão será nosso destino inicial.

Capital fashion do mundo, Milão é uma cidade de pessoas cheias de estilo, reduto de estudantes devido às suas várias universidades, porta de entrada de vários voos internacionais e de onde saem trens para muitas cidades da Europa.

A porção mais turística da cidade é baseada dentro de um circulo, como podemos ver no mapa de Milão, e é nessa região que se encontram os principais pontos de visitação, como o majestoso Duomo di Milano e sua bela “piazza”, a suntuosa Galeria Vittorio Emanuelle II, onde estão grandes nomes do mundo da moda, o Teatro Alla Scala, o Castello Sforzesco e Parco Sempione, além da catedral Santa Maria delle Grazie, onde está exposta a obra “A última ceia” de Leonardo Da Vinci.

Em Milão, a vida noturna começa cedo o costume dos jovens é sair do trabalho e partir para um “apperitivo” no bairro de Navigli, cortado por canais que até lembram um pouco o clima de Veneza. O tal “apperitivo” acontece nos bares da cidade, onde durante esse período de “happy hour” você paga por uma bebida (média de 7 euros) e tem direito a comer à vontade nos buffets montados com frios, pães, focaccias, pizzas e outras delícias italianas.

Dicas gastronômicas “low-cost” imperdíveis em Milano:

Esse é de dar água na boca, só de pensar! Ir a Milão e não comer um panzerotto do Luini, é como ir à Paris e não ver a Torre Eiffel. Não é a toa que as filas em frente à pequena portinha nessa rua ao lado do Duomo são constantes, e lá estão desde 1888. Sugiro os panzerotti  de mozzarella e pomodoro (queijo e tomate) e o de salame piccante (salame apimentado com queijo).

Atravesse a rua, e vá direto para a sobremesa! Na gelateria “Cioccolati Italiani” você vai tomar o melhor sorvete da sua vida! Além de deliciosos, eles tem toda uma técnica para moldá-los no cone…Sim, peça NO CONE! Senão não tem graça!

Dica de turismo rápido, próximo à Milano:

Da Stazione Centrale di Milano, partem trens para várias cidadezinhas próximas que merecem uma visita! Estas que vou indicar ficam a cerca de 30-60 minutos de trem, assim você pode ficar hospedado em Milão mesmo e passar apenas um dia visitando essas pequenas preciosidades da Bella Italia.

Pavia: Cidade que mora no meu coração, onde morei por 3 meses. É pequena, e concentra todo o charme italiano em suas ruelas de paralelepipedos, casas antiquérrimas construídas na época do Império Romano, e fora do circuito mais conhecido do turismo básico por essa região da Lombardia. Caminhe pela Piazza del Duomo, Piazza della Vitoria, Corso Cavour, Corso Strada Nuova, e pelas margens do Rio Ticino, onde você pode tirar fotos incríveis com a Ponte Coperta ao fundo. Visitando Pavia, delicie-se com uma bela pizza na Pizzeria Marechiaro, bem no centrinho da cidade.

Bergamo Alta: Mais ao Norte de Milão, a cidade de Bergamo é dividida entre cidade alta e baixa. A cittá alta é toda murada, cheia de charme, e vale perder-se pelas ruas. Se você gosta de tirar fotos, lá encontrará muitos ângulos para guardar na memória. Não posso deixar de recomendar o restaurante “Antica Trattoria Tre Torri”, super familiar, onde você vai comer a legítima polenta de Bergamo!

Lago di Como: Escolha um dia de sol para este passeio. O Lago di Como é o terceiro maior lago da Itália, e o visual é deslumbrante. Após passear no entorno do lago, que é lindo, pegue o funicolare (espécie de trem que sobe a montanha) e vá a Brunate (que é a cidade no topo) de onde você terá uma vista estonteante de todo o lago. Lá de cima é possível avistar o território da Suiça, já que o lago está bem próximo da fronteira entre os países. O centrinho histórico de Como, ao lado da estação de trem onde chegamos, também é interessante, e tem uma bela catedral para se visitar.

Serviços:

Panzerotti da Luini: www.luini.it

Cioccolati Italiani: www.cioccolatitaliani.it

Pizzeria Marechiaro (Pavia): www.ristorantimarechiaro.it

Antica Trattoria Tre Torri (Bergamo Alta): www.facebook.com/tratoria.tre.torri